terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Demagogia barata é arma de baixo calibre para combater o monstro de sete cabeças que ameaça o universo

Tenho visto, sensibilizado, centenas de almas caridosas preocupadas com a reciclagem de embalagens descartáveis pet, como se isso fosse salvar a humanidade da enrascada em que está metida. Observem uma solução simples para esse pequeno problema: Basta que as autoridades competentes baixem um decreto proibindo as multimilionárias indústrias como a Coca Cola, a Pepsi e outras menos votadas de produzi-las e obriguem-nas a substituí-las por outras embalagens que não agridam a natureza e está morto o grande monstro que nos ameaça a todo instante.
Quanto a essas almas bondosas, preocupadas em salvar o universo, revestidas do mais puro sentimento humano e que não têm o que fazer em suas intermináveis horas de ócio, sugiro que saiam nas noites de inverno e visitem as marquises e os viadutos das grandes cidades, sem se preocuparem com os holofotes e as reportagens sensacionalistas dos tablóides de plantão e reciclem seres humanos que morrem de fome e frio a todo o momento.
Ah, mais uma coisa importante! Eles tão moralistas e tão cheios de escrúpulos, podem perguntar: E o que temos nós a ver com essas pessoas que não souberam administrar suas vidas e hoje vivem jogadas na sarjeta?
Na verdade, não estou sugerindo que se preocupem com os adultos que não administraram suas vidas e hoje vivem nesses redutos de miséria e abandono, pois, esses adultos apesar das poucas oportunidades que tiveram em suas vidas, devem ser responsáveis por seus atos e devem assumir as conseqüências dos mesmos. Preocupem-se apenas com as criancinhas de um, dois, três, quatro anos de idade que nunca em suas vidas tão curtas e tão miseráveis, tiveram uma única oportunidade de sentarem-se em uma mesa e almoçarem decentemente ou de dormirem em uma cama digna com cobertor e travesseiro, assim como fazem nossos filhos todos os dias e todas as noites.
O que se vê hoje é uma inversão de valores sem fim, é muito mais honrado salvar a vida de um gato que caiu no fosso (nada pessoal contra o felino) ou reciclar algumas garrafas pet, garrafas essas que são atiradas no lixo aos milhares a todo instante, que salvar vidas de crianças que passam fome e frio nos centros das grandes metrópoles.
Também pudera, salvar crianças não dá holofotes ou manchetes em jornais e revistas, na verdade, é isso que todos buscam.
Não embarco nessa!

out/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário