quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Apresentação


Haicai:

          O Haicai é o principal motivo da criação desse Blog e foi o professor Carlos Augusto Novais, no ano de 2006, enquanto me orientava em um Trabalho de Conclusão Curso que me falou pela primeira vez dessa arte. A partir de então nunca mais deixei de pesquisar, estudar e compor Haicais. Antes já tinha predileção por poemas curtos e a concisão do Haicai veio de encontro a essa minha preferência. Dentre os haicaistas brasileiros que mais gosto, posso citar: Mestre Goga Masuda, Teruko Oda, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Edson Kenji Yura, Paulo Frachetti e Mônica Martinez, além dos mestres japoneses de um passado bem mais distante, precursores dessa arte centenária, que são: Matsuo Bashô (1644-1694), Kobayashi Issa (1763-1827), Yosa Buson (1716-1783), Takarai Kikaku (1661-1707) Tan Taigi (1709-1771), Shiki Masaoka (1867-1902) e outros. 

O que é o Haicai? 

          Em síntese, o Haicai é uma poesia japonesa, composta de dezessete sílabas poéticas divididas em três versos de 5-7-5, que retrata a natureza em uma linguagem bastante simples, provocando no leitor uma imagem. Na transposição do Haicai para os países do ocidente, nem sempre essa métrica é respeitada.
          Para maior conhecimento desse gênero, sugiro uma pesquisa mais aprofundada em sítios especializados. O melhor que já pesquisei foi o www.kakinet.com do Clube de Haicai Ipê, existem outros.
 

Poema:

 
          É algo que, realmente, acho difícil fazer. Os entendidos dizem que ao contrário do Haicai, o Poema quanto mais abstrato melhor. Abstração não é meu forte, portanto, f... Mesmo não sabendo fazer Poemas de qualidade, me reservo no direito de apreciar grandes poetas, principalmente, os da poesia marginal dos anos de chumbo, tanto pela luta, quanto pela qualidade de seus trabalhos. Dentre os meus preferidos estão: O maior de todos, Cacaso e mais Chico Alvim, Charles, Chacal, Ana Cristina César, Torquato Neto, Paulo Leminski e mais um tanto. Bom, gosto de outros poetas, esses são os preferidos.
          Certo dia, um amigo meu disse: - "Não é porque a Gal Costa canta que não podemos nos arriscar em tal aventura". Portanto, leiam meus poeminhas, por favor! E obrigado antecipadamente!


Conto:

 
          Sempre gostei muito de ler contos do Machado de Assis, Lima Barreto, Dalton Trevisan e outros, até que um dia me deparei com os livros de José Cândido de Carvalho. Em minha opinião, o maior contista do Brasil, pena que tenha nos deixado tão poucos livros escritos. O humor de seus contos e a linguagem empregada são dois motivos para pegarmos um livro de sua autoria e irmos até o fim, sem interrupção. Influenciado por esse grande autor, às vezes, me arrisco a escrever algum conto que compartilho com todos, em meu Blog.
          Caso você tenha algum aborrecimento e esteja um pouco triste, não perca tempo, pegue um livro do José Candido de Carvalho e leia. Sugestões: O Coronel e o Lobisomem (Romance), Ninho de Mafagafes (Contos) e Porque Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon (Contos).

Filosofia

          Quem sou eu para filosofar? Como gosto muito de ler pensamentos de grandes filósofos e intelectuais, fico escrevendo um montão de coisas que me vem à cabeça. Muitos não gostam, eu acho legal e compartilho. Curto Voltaire, Confúcio, Mark Twain, Gandhi, Dalai Lama e mais uns mil e quinhentos do gênero.


Artigo de Opinião:

          Em meus tempos Faculdade, sempre fui fascinanado com criação de textos. Mesmo porque, quem faz letras, se não gostar de ler e escrever é melhor mudar de curso. Dentre os diversos gêneros textuais, um dos que mais gostava de criar, era extamente o Artigo de Opinião. Me sentia bem escrevendo, emitindo opinião e para isso, o que não falta são temas interessantes em nosso cotidiano.
          Quem escreve Artigo de Opinião, acaba incorrendo em um grande risco, o de não ser bem compreendido, ou até mesmo, o de ser contestado pelo leitor. No entanto, talvez seja esse o seu lado bom, pois ele nos possibilita colocarmos nossos pontos de vista em cheque e ao mesmo tempo, jogar para fora aquilo que achamos equivocado e que em muitas das vezes guardamos silenciosamente no fundo de nossas almas, em uma atitude até certo ponto, covarde e conformista.
          O Artigo de Opinião, se criado dentro de uma lógica, de uma linha ética responsável, é aquele texto que mais nos realiza e nos deixa relaxado. Pobre daquele que não tem opinião própria, pois terá que seguir sempre, caminhos traçados por outros.

Livro Infantil:


          Sempre tive verdadeira paixão pela Literatura Infantil, minha estante está sempre repleta de livros desse gênero. Como escrever é meu hobby preferido, não poderia me furtar de colocar nesse Blog, algumas historinhas que fico imaginando e acabo passando para o papel. Nada de extraordinário, mas pode ser que alguém se aventure em lê-las. Dentre os diversos autores que aprecio, posso citar alguns: Monteiro Lobato, Marcos Rey, Cecília Meireles,  Lúcia Machado de Almeida, Ana Maria Machado, Lino de Albergaria, Domingos Pellegrinni.   

Tony Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário