terça-feira, 15 de março de 2011

Você gosta de futebol? Fala sério!


              Muito se tem falado em mudanças no futebol mundial visando a moralização desse mágico esporte, que apesar das necessidades urgentes de modernização, ainda consegue arrastar verdadeiras multidões aos estádios nos quatro cantos do planeta. Eu, particularmente, acho que o futebol é um esporte nonsense e quem aprecia esse circo é porque não tem vergonha.
           
            Mas afinal, quais são as mudanças mais cogitadas pelos órgãos de imprensa e estudiosos do futebol a serem propostas à International Football Association Board, órgão responsável pelas regras que regem essa paixão mundial, denominada futebol:

  • Fala-se muito em colocar mais dois juízes para fiscalizar as partidas, agora veja só: Hoje temos um juiz central, dois bandeirinhas, um juiz reserva somados aos dois juízes propostos que ficarão atrás das balizas, totalizarão seis juízes. Daqui a pouco, vamos ter mais juízes que jogadores.  Esquece, não vai dar certo... É muito juiz pra pouco futebol!

  • Fala-se também em colocar chip na bola, para acabar de vez com a eterna discussão: A bola entrou, a bola não entrou... E dai? Se for a favor de seu time a bola entrou e se for contra não entrou, mesmo que tenha entrado. Discussão, esse é o barato da coisa!

  • Acabar com impedimento é outra proposta sem fundamento e totalmente absurda. Essa não! Acabar logo com o lance que mais provoca discussões entre torcedores adversários. Aliás, aqui vai uma ingênua perguntinha: Existe coisa melhor que um gol impedido de seu time do coração, para azarar os torcedores do outro time? Pense bem nisso!
           
           Bom, vou parar por aqui. Já vi que as mudanças sugeridas até agora só vão complicar ainda mais o futebol, já tão confuso. Agora, se me perguntarem o que deve ser mudado e mesmo que não me perguntem coisíssima alguma, eu tenho a resposta e vou falar o que, realmente, precisa ser feito:

  • Acho que o futebol de campo deveria ser cronometrado tal qual o futebol de salão, onde só se conta o tempo de bola em jogo. Pois, o que assistimos hoje nos campos é um assalto ao bolso do torcedor, uma verdadeira prostituição. Um time faz um gol e simplesmente, não tem mais futebol: É bola chutada pra arquibancada, é gandula que não devolve a droga da bola, é goleiro que não bate o tiro de meta nem a poder de porrada. Enfim, a tal da cera é um verdadeiro saco. Ninguém merece!

  • Outra coisa que tem que acabar no futebol é a interpretação do juiz em relação ao toque de mão. Se a bola bateu na mão do zagueiro ou se o zagueiro colocou a mão na bola de propósito, não interessa. Foi falta e pronto! O certo é que o toque de mão do zagueiro, prejudicou o time adversário e é isso que deve contar. Futebol deve ser jogado com os pés, cabeça, barriga e outras partes menos recomendadas, menos com as mãos. Joga-se com as mãos: Basquete, vôlei, handball, peteca... Esse papo de interpretação do juiz é só pra dar margem para juízes mal intencionados e criadores de resultados aprontarem. E os tais juízes caseiros? Esses ninguém aguenta! O time da casa pode baixar o sarrafo, pode dar da medalhinha pra cima e ele não marca nada. Já o time visitante, esse tá lascado: Se ele, o juiz, cair na área, na maior cara de pau do mundo ele marca pênalti contra o time visitante. Pode uma coisa dessas?  
  • Ainda sobre as arbitragens, precisa-se tomar providências urgentes a respeito da impunidade dos árbitros. Se o jogador é expulso ou recebe três cartões amarelos ele é suspenso e às vezes multado, agora o juiz pode roubar a vontade e nada acontece. Paradoxo total! Só pra se ter uma ideia, o juiz é o único ladrão que não foge do flagrante delito e ainda por cima, sai do local do crime escoltado pela polícia. Não dá mesmo!

     Quanto a gostar de futebol, eu reafirmo minha opinião lá do comecinho do texto: Acho que homem que gosta de futebol é porque não tem vergonha. Mas, pensando bem, será que vale a pena ter vergonha quando o assunto é futebol?  
            
      Futebol é tudo de bom!

mar/2011

Um comentário:

  1. Não sou muito de futebol, mas o texto está ótimo e as opiniões sinceras e bem fundamentadas. Um grande abraço e obrigado pelo comment em Consoantes Reticentes.

    ResponderExcluir